Por que fazer um projeto arquitetônico? Muitas pessoas, por vezes, acreditam que a parte de planejamento e concepção de uma obra, principalmente se essa for para uma residência, é dispensável.  No entanto, seja um projeto arquitetônico residencial ou para outro fim, não restam dúvidas de que a sua confecção e implementação será imprescindível para a valorização do seu imóvel e também para outros fatores, como a qualidade do ambiente.

 Apesar de existirem inúmeras vantagens que são proporcionadas por um planejamento bem estruturado, nós selecionamos 7 vantagens que são sensacionais! A quinta vantagem é imprescindível! Se você ainda possui dúvidas se antes da obra, é necessário ou não fazer um projeto arquitetônico não deixe de conferir a matéria abaixo!

 

1. PLANEJAMENTO DO AMBIENTE

Através de um projeto arquitetônico bem estruturado, pode-se fazer um planejamento do ambiente de forma mais assertiva e segura para os futuros moradores. De modo que se saiba com maior rigor de detalhes todos os aspectos referentes ao dimensionamento dos móveis, aos tipos de materiais e ao acabamento que vai ter o empreendimento.

 

2. ACESSIBILIDADE

A acessibilidade é outro item indispensável! Quando o projeto arquitetônico está bem definido, os acessos tanto internos quanto externos do imóvel são contemplados com maior comodidade. maior sinergia e independência.

 

3. PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

Com um projeto arquitetônico completo e bem definido é ampliada a possibilidade dos futuros moradores viverem com mais qualidade e prazer no dia-a-dia. Isso se torna possível graças principalmente ao atendimento das especificações do projeto e aos requisitos do cliente.

 

4. CONFORTO E PRATICIDADE

fase inicial do projeto arquitetônico são levantados dados e informações de fundamental importância ao sucesso do futuro empreendimentoPara promover o maior conforto térmico, é necessário levar em consideração a localização,e também o posicionamento de aparelhos de ar-condicionado, que dependerá do dimensionamento dos cômodos feito apenas através do projeto.

 

5. ECONOMIA

A etapa de planejamento da obra é sem dúvida alguma a parte mais importante quando falamos de economia. Na média um projeto arquitetônico pode custar até 10% do valor total da obra, no entanto, este investimento irá ser essencial para que gastos imprevistos não aconteçam. Dentre esses gastos indesejados podemos listar o desperdício de material na obra, ou o famoso quebra-quebra na edificação que ocorre quanto tudo já está quase pronto, mas percebe-se que algo saiu errado, como instalações elétricas ou hidráulicas, ou até mesmo o dimensionamento dos cômodos.

 

6. BELEZA

O projeto arquitetônico também deve contemplar o caráter estético, de modo que seja visada a definição de um ambiente mais agradável e saudável de se morar. Isto tanto da parte interna como da parte externa do imóvel deve ser pensado com um certo cuidado e devida atenção.

 

7. PERSONALIZAÇÃO

Além de todas vantagens mencionadas anteriormente, o projeto arquitetônico traz a vantagem de poder ser personalizado conforme a vontade do cliente. Sendo altamente relevante a escolha de um profissional devidamente capacitado, ou de uma empresa da área para a realização do projeto dentro das conformidades legais.

 

E aí gostou do post? Então, compartilhe com seus amigos! Para maiores informações, entre em contato conosco.

CT Junior: www.ctjunior.com.br Telefone: (27) 4009 – 2680

Um FORTE ABRAÇO e ATÉ a PRÓXIMA!