Você empresário, microempreendedor ou mesmo nobre leitor já deve ter se perguntado ou ouvido falar na seguinte questão: Por que contratar uma Consultoria? A resposta pode parecer simples, mas na verdade não é bem assim! Num mercado altamente competitivo e globalizado, a resistência de muitos empreendedores a mudança pode colocar o negócio em risco iminente.

Contratar uma consultoria empresarial, seja ela em gestão estratégica, financeira ou de qualidade traz inúmeras vantagens para o seu negócio, mesmo que você seja um bom administrador. Dentre elas podemos citar:

  • Você precisa de alguém que pense fora da caixa, tenha tempo disponível e que não haja instintivamente só por que já conhece o negócio.
  • Você precisa de alguém que tenha uma boa experiência no mercado e tenha o tempo que for para agir nas mais diversas situações.
  • Você precisa de alguém que incentive a inovação, a criatividade, tenha ideias novas e possibilite que seja agregado mais conhecimento ao negócio.
  • Você precisa de alguém que forneça os resultados esperados no tempo certo, com mais agilidade e rapidez.

Uma Consultoria é um serviço prestado por uma outra empresa ou um profissional devidamente capacitado, com papel de orientação para a resolução de problemas identificados. Possibilitando assim agilizar processos críticos e consequentemente melhorar o desempenho organizacional. Ou seja, Consultoria não é o mesmo que terceirização!

Logo, em vista de tudo que foi mencionado separamos abaixo dicas simples, mas infalíveis, para você que precisa desse tipo de serviço e está em dúvida sobre como escolher a melhor consultoria para o seu negócio.


#1. A Consultoria será prestada por uma empresa ou um profissional independente? A principal preocupação aqui é quanto à continuidade do serviço prestado pela Consultoria. Se for empresa geralmente há uma equipe que poderá suprir a falta ou ausência de algum profissional no projeto contratado, diferentemente se for um consultor autônomo. Então, para não se aborrecer depois, preste atenção a esse detalhe!

#2. Quanto tempo de experiência a Consultoria possui? Também é muito importante saber quanto tempo de experiência a Consultoria possui assim como a formação em que áreas (s). Isto porque para situações mais diversas e complexas, a utilização do conhecimento adquirido com o tempo pela Consultoria se torna algo fundamental nesses casos.

#3. Quantos e quais clientes a Consultoria já atendeu? Importante saber pelo menos em média, quantos e quais clientes a Consultoria já prestou serviço. Desse levantamento, procure saber do porte dos clientes, se tiveram suas necessidades atendidas e qual a avaliação que fizeram da Consultoria.

#4. Qual a origem da Consultoria? Algumas perguntas aqui podem ser feitas, tais como: A Consultoria atua ou já atuou em que locais? Tem experiência no exterior? Determinante saber isso porque mostrará o quanto a Consultoria poderá agir nos mais diversos contextos ambientais.

#5. A Consultoria trabalha com algum Sistema de Gestão? Procure saber se além das normas da séria ISO 9000, a Consultoria atende outros Sistemas de Gestão, como a série 14000 – meio ambiente, ou também utiliza ferramentas da qualidade. Sabendo disso, pode-se afirmar que a Consultoria possui um know-how diferenciado.

#6. Faça pesquisa de preços! A regra aqui é a seguinte: pesquise e não haja com base no emocional! Não pense que contratando uma Consultoria pelo menor preço, será o mais vantajoso para o negócio. As vezes vale apena fazer um esforço e pagar um pouco mais que contratar um serviço que talvez até não termine.

#7. Procure por alguma indicação! A partir do levantamento que você fez para saber quantos e quais clientes em média a Consultoria já atendeu, selecione alguns e peça um aconselhamento. Se possível ligue e tente marcar pessoalmente para tirar as suas principais dúvidas.


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