120 milhões de brasileiros tinham acesso à internet em 2017, deixando o país em 4º lugar no ranking mundial dos países mais conectados. A tendência é que esse número só aumente e, por isso, é tão importante que as empresas tenham uma presença digital. Possuir perfis nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter  e YouTube é excelente, mas o essencial mesmo para ser visto e conseguir credibilidade, é ter um site.

O site é o primeiro passo (e o mais efetivo) para ser conhecido. É uma das estratégias de marketing digital e tem um custo bem mais baixo do que estratégias de marketing tradicionais.

 

Site x redes sociais: quais as diferenças?

Nas redes sociais como o Facebook, o domínio da não é da sua empresa, você apenas administra uma página.

As redes sociais têm o poder de sempre mudar o algoritmo, ou seja, a forma como os conteúdos serão entregues para cada pessoa. O Instagram e o Facebook, por exemplo, não mostram mais as publicações por ordem cronológica. Agora os posts são entregues aos seguidores por ordem de interação, ou seja, quem interage mais com a página, recebe primeiro.  Alguns usuários nem recebem o seu conteúdo.

Os usuários também focam em vários conteúdos diferentes quando estão nas redes sociais e não só no produto da sua marca.

Resumindo, o site possui domínio próprio, ao contrário dos outros meios,  e a entrega do conteúdo é garantida, está sempre lá para quem quiser acessar.

 

Benefícios de ter um site

O site é uma plataforma personalizável e mais profissional, você faz do jeito que for mais efetivo para o seu negócio. É um excelente meio para se tornar autoridade, porque quando alguém faz uma pesquisa nas páginas de busca, provavelmente é procurando uma possível solução de problemas. Logo, se tornará autoridade quem estiver melhor ranqueado (primeiros lugares na página de busca) e oferecer as respostas que essa pessoa procura.

Sites otimizados, os que aparecem primeiro no Google, são os mais visitados. Para que isso aconteça, o público deve ser atraído e conquistado. O blog é uma alternativa simples que auxilia muito no SEO (Search Engine Optimization – Ferramenta de otimização para mecanismos de busca) de um site.

O blog permite que o cliente seja educado, receba conteúdo útil e eleja o seu site como autoridade de determinado assunto.

Por meio do site é possível se relacionar mais facilmente com os potenciais clientes e clientes:

  • Os posts blog permitem comentários e interação;
  • Chats em tempo real facilitam a comunicação;
  • Centrais de relacionamento com um espaço para “dúvidas frequentes” atraem a audiência que precisa de respostas rápidas;
  • Captar emails e passar a se relacionar por meio de email marketing.

Além de gerar credibilidade e autoridade, o site pode ser uma ferramenta direta ou indireta de vendas.

O ecommerce possibilita que o cliente adquira o produto que desejar a qualquer dia e horário. Mesmo que não seja um canal de vendas direto, só de conter um catálogo com modelos de produtos e os preços, já atrai e ajuda o responsável a fechar a venda, pois o cliente irá até ele sabendo o que precisa.

Portanto, um site não é substituível pelas redes sociais, por ser um canal próprio do seu negócio. Você é o administrador e pode personalizá-lo da maneira mais eficaz que encontrar para se tornar autoridade, atrair e converter os seus clientes.