3335-2680 [email protected]

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta valiosa para quem deseja abrir um empreendimento, ou mesmo para a organização que quer expandir seu negócio. Com a Pesquisa de Mercado pronta em mãos o empresário terá muito mais autonomia no processo de tomada de decisão, desde que que as informações obtidas sejam claras e consistentes. As Pesquisas de Mercado mais tradicionais  são as pesquisas de satisfação do cliente, comportamental e a realização de testes de produtos. 

Com isso fica evidente para o empreendedor a importância de se fazer uma Pesquisa de Mercado! Caso contrário, agindo sem esse embasamento podemos afirmar que de um grande e magnífico sonho poderá ser criado um pesadelo frustrante e sem precedentes para o negócio.

Agora, você deve estar se perguntando o seguinte: como vou fazer uma Pesquisa de Mercado? Antes de mais nada, não fique nervoso porque nós da CT Junior temos essa resposta para você! Vamos te apresentar a seguir os passos que devem ser seguidos para se confeccionar a Pesquisa de Mercado, contendo itens que são indispensáveis e também nos colocamos a sua disposição para a realização desse tipo de serviço! Então, é hora começar o planejamento de seus próximos passos rumo ao sucesso!

1. DEFINIÇÕES INICIAIS

Inicialmente deve ser feito a definição do problema. Que problema devemos resolver? O que esperamos conseguir o resolvendo? Defina também o seu público alvo – aspectos importantes a serem levantados como: idade, renda, hábitos de consumo, localização geográfica etc. Por fim deixe claro quais são os objetivos da Pesquisa de Mercado, dividido em objetivo principal e objetivos secundários.

2. COLETA DE DADOS

Outro passo é a coleta de dados para a realização da Pesquisa de Mercado! Esses dados podem ser primários ou secundários. Dados primários são aqueles que não estão disponíveis em um banco de dados. Já os dados secundários podem ser obtidos em fontes internas ou em fontes externas, como por exemplo no site do IBGE.

3. TIPO DE PESQUISA

Feita a coleta de dados, resta saber agora que tipo de pesquisa será escolhida. Essa pesquisa pode ser de pelo menos dois tipos: quantitativa ou qualitativa. A Pesquisa de Mercado Quantitativa é pautada pela estatística, restrita a abordagem numérica. Por outro lado, a Pesquisa de Mercado Qualitativa não segue o mesmo direcionamento. Seu foco são as opiniões de consumidores, sendo um tipo de pesquisa aberta e subjetiva.

4. DETERMINAÇÃO DA AMOSTRA

Uma das grandes vantagens de se determinar a amostra da Pesquisa de Mercado reside no fato de poupar esforços. Em vez de trabalhar com uma população inteira, o foco será uma parcela que a represente. Na Pesquisa Quantitativa há predomínio de conceitos voltados para a estatística, já a Pesquisa Qualitativa se preocupa, por exemplo, com o tipo de perfil que tem o público alvo.

5. CONFECÇÃO DO INSTRUMENTO DE PESQUISA

O Instrumento de Pesquisa poderá ser um questionário, roteiro para entrevista ou formulário para visita. No questionário as perguntas feitas para a pesquisa quantitativa geralmente são fechadas, ao contrário na qualitativa são abertas. Mas, independentemente do Instrumento de Pesquisa escolhido, tome por base na confecção a utilização dos itens já mencionados, como o público alvo, tipo de pesquisa, tamanho da amostra.

6. APLICAÇÃO DA PESQUISA NO MERCADO

A aplicação da Pesquisa de Mercado pode ser presencial, virtual ou até por telefone. Alguns pontos são muito importantes de serem considerados, tais como:  Se apresentar de forma clara e amigável  Quantos questionários, roteiros ou formulários serão utilizados, não deixar para a última hora  Não faltar nem exagerar com a aparência, agir sempre de modo imparcial  Ser sempre educado e respeitoso no momento da abordagem  Treinar os aplicadores antes da aplicação e simular sempre que necessário  Fazer bom uso da Gestão do Tempo, ser pontual.

7. TABULAÇÃO, ANÁLISE E TOMADA DE DECISÃO

Nesse último passo será feito primeiro a tabulação dos dados obtidos a partir da aplicação da Pesquisa de Mercado e posteriormente, os mesmos serão analisados. Com essa análise em mãos, o empreendedor poderá tomar suas decisões com muito mais segurança e de maneira mais assertiva e eficiente possível. Ou seja, o sucesso empresarial estará muito mais próximo de ser alcançado!

 

E aí gostou do post? Então, compartilhe com seus amigos!

Para maiores informações, entre em contato conosco.

CT Junior: www.ctjunior.com.br   

Telefone: (27) 4009 – 2680