3335-2680 [email protected]

 

A frequência de empresas que dependem de um sistema interno para a gestão e organização do seu empreendimento está em crescente aumento. Percebemos que, quanto maior for o enredamento dos processos, maior será a necessidade de otimizar e usufruir de um Software para solucionar alguns problemas.

Priorizando gastar o menor valor possível, muitas empresas recorrem à um software já estruturado de maneira genérica. A dúvida que permeia as cabeças dos gestores está fundada na premissa de não saber em qual software investir: software pronto ou personalizado?

Os softwares comerciais já prontos podem, em alguns casos, resolver e ajudar no desenvolvimento de um negócio. O principal atrativo para esse mercado está no baixo custo para adquiri-lo e na rápida implementação do mesmo. Sendo assim, torna-se um produto tentador para um gestor.

Esses sistemas são, em sua maioria, superficiais e não atendem toda a complexidade exigida por muitas empresas. Na contramão deste raciocínio, os sistemas personalizados agregam uma série de vantagens e qualidades, que serão tratados neste post. 

 

 

1. Assertividade

 

Se um dos intuitos é achar uma solução viável para os problemas específicos da sua empresa, um software personalizado será a melhor resposta para isso. Ao optar por essa solução, o sistema será dedicado exclusivamente à sua empresa, facilitando e aumentando a otimização.

Portanto, uma das principais vantagens de um software personalizado é a abrangência que o mesmo atinge. Todos os processos, rotinas e diferencias da empresa estão incluídos no sistema o que, por sua vez causa familiaridade e conforto a toda equipe, aumentando o aproveitamento e rendimento de maneira assertiva.

O mesmo não pode ser dito para os softwares prontos, pois, pela falta de flexibilidade, as empresas acabam alterando seus processos, rotinas e padrões para se adaptar ao que deveria ser uma ferramenta que ajudasse no desenvolvimento.

 

 

2.  Retorno financeiro

 

Uma das grandes preocupações de um bom gestor tem relação direta com os investimentos realizados em sua empresa. Sendo assim, o fator preço sempre tem uma grande importância. Quando se compara os custos e os benefícios trazidos com um investimento como este, a relação estabelecida entre eles muda totalmente. 

Um investimento em um software pronto pode parecer vantajoso em razão do baixo preço para aquisição do mesmo. No entanto, pode ser que o mesmo não supra as necessidades particulares da empresa. Esse fator pode acarretar em futuros prejuízos. Forçando-o a adquirir outro sistema mais adequado ao seu negócio.

Em contra partida, um software personalizado pode ter um custo inicial mais alto. No entanto, ele irá servir e atender perfeitamente as necessidades da empresa. O custo do projeto será para uma solução certa que irá atender as suas prioridades e lhe trará um retorno financeiro a longo prazo.

 

 

3. Possibilidade de atualizações futuras

 

Quando se analisa a possibilidade de adaptação e evolução de um software personalizado, podemos notar uma outra grande vantagem. A todo momento estamos evoluindo. Desta mesma forma, uma empresa. Sendo assim, faz se necessário um software que suporte essas mudanças periódicas.

Com um software personalizado, é possível que essa evolução do sistema ocorra na medida que a empresa se desenvolve. Permitindo, assim, que o software seja melhorado e adaptado à medida que os processos, rotinas e demandas vão evoluindo. As vantagens a longo prazo são muitas.

Novas necessidades surgem a cada momento. Sendo assim, a adaptação de um software torna-se essencial para o crescimento de uma empresa.

 

 

4. Segurança

 

Quando se desenvolve e adquire um software personalizado, uma solução dedicada ao seu negócio é adquirida. As necessidades da empresa são trabalhadas de maneira particular e focada.

Diferente de softwares prontos, os personalizados terão uma segurança diferenciada. Mesmo que seja hospedado virtualmente, o software personalizado terá um banco de dados único e não será compartilhado.

Muitos softwares prontos apresentam um banco de dados compartilhado com outros clientes. Caso o ambiente compartilhado não seja configurado de maneira correta pelo desenvolvedor, pode-se ocorrer erros e falhas na segurança.

 

 

5. Identidade no mercado

 

A identidade própria será um outro ponto forte para o software personalizado. Um fator que agrega muito valor à empresa é que um sistema personalizado não será igual aos outros. Trazendo assim, um novo diferencial ao mercado.

O posicionamento a frente da concorrência pode ser impulsionado com um software personalizado. Desta maneira, será criado e estabelecido uma identidade única da sua empresa diante do mercado.

Por fim, agora que conhece as principais vantagens de se adquirir um software personalizado, que tal dar uma conferida no resto do site ou entrar em contato com a gente e agendar um diagnóstico?