3335-2680 [email protected]

Hoje em dia a competição está cada vez mais acirrada no ambiente corporativo e com isso, as empresas se veem sob uma constante busca de melhorias e para isso, precisam solucionar rapidamente possíveis desvantagens. Assim, frequentemente, os gestores se deparam com a necessidade de implementar mudanças para que a organização consiga resultados mais substanciais ou, simplesmente, se mantenha ativa no mercado.

Diante dessas situações, a procura por uma ajuda profissional externa através de uma consultoria empresarial se mostra como uma opção segura e eficiente. Com a consultoria sendo realizada por uma empresa especializada, é possível ter uma visão diferenciada e imparcial a respeito da sua empresa. Além disso, uma consultoria empresarial pode trazer novas ideias para resolver problemas antigos. Os consultores, devido a sua visão mais isenta, conseguirão identificar e analisar os problemas mais facilmente. 

Outro aspecto importante a ser considerado, é a transferência de conhecimento. Uma empresa especializada em gestão empresarial possui profissionais capacitados, que podem treinar a sua equipe. Assim, os seus colaboradores serão capazes de realizar futuros diagnósticos por conta própria. 

Portanto perceba que uma consultoria não precisa ser contratada apenas quando uma empresa enfrenta uma situação difícil. Caso uma empresa possua bons resultados, ela pode procurar um serviço como esse para melhorar ainda mais seus resultados, seja na criação de um novo processo operacional ou no desenvolvimento de uma gestão mais eficiente.

Sendo assim, listamos oito motivos para você contratar uma consultoria externa.

 

1 – Ganho permanente para a empresa

O custo-benefício na contratação de uma consultoria se estende à ideia de continuidade. O dinheiro investido se reverte inicialmente no aumento potencial dos resultados, conforme indicado anteriormente pelo consultor. Porém, existe também um ganho permanente do qual a empresa pode tirar proveito. 

A parceria estabelecida entre os consultores e a equipe interna da empresa possibilitará uma transferência de conhecimento, promovendo a atualização dos profissionais com as técnicas e estratégias mais atualizadas do mercado. E a empresa continuará se beneficiando deste conhecimento, mesmo após o término da consultoria.

 

2 – Dar direcionamento estratégico ao negócio

Toda organização que pretende ter sucesso em suas ações precisa ter um planejamento dos objetivos e metas a serem cumpridas. Entretanto, se a empresa não realizar esse planejamento de maneira estratégica, dificilmente conseguirá obter os resultados esperados. A falta de resultados interfere também no gerenciamento de pessoas, pois os colaboradores começam a perder a confiança e passam a desacreditar na capacidade de crescimento da organização.

Uma estratégia bem elaborada demanda tempo e um estudo de mercado, análise de dados, capacitação da equipe e vários outros itens. Se você não possui domínio dessas competências, a sugestão é investir na consultoria empresarial para evitar que sua empresa perca dinheiro e deixe de aproveitar as oportunidades de crescimento.

 

3 – Suporte para tomada de decisões

É certo que as informações são primordiais para tomada de decisão, mas isso muitas vezes não basta. É preciso uma visão que ultrapasse a realidade da empresa, enxergando aquilo que está sendo vivido em outros setores, a situação da economia e as tendências do que está por vir. 

O papel do consultor empresarial vai além de apenas trabalhar em prol de um resultado determinado, ele atua como conselheiro para auxiliar na tomada das melhores decisões. A contratação de uma consultoria, portanto, inclui também o suporte para a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, o que aumenta as chances de sucesso.

 

4 – Oportunidade de superar problemas

Uma boa consultoria oferece as ferramentas certas para encarar um problema que esteja impactando a rotina corporativa e traz os conhecimentos mais recentes de seu campo de atuação, com lições que agregam muito às empresas que a contratam.

É mais ou menos como ir ao médico por sentir uma recorrente dor. No caso de uma consultoria, a dor seria o sintoma de que determinada área da empresa não está nos trilhos. O exame é a análise feita pela consultoria para traçar o melhor plano de “tratamento” daquele problema.

 

5 – Melhoria do desempenho

Quando se fala de objetivos organizacionais, normalmente eles podem ser divididos em objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso significa que há um caminho a ser percorrido até chegar onde é pretendido. Porém, ao mesmo tempo em que a empresa deve saber aonde quer chegar e qual o caminho que ela percorrerá é preciso que no dia-a-dia ocorra uma melhoria do desempenho.

Ou seja: diariamente a empresa precisa melhorar a sua eficácia e eficiência em todas as atividades que realiza. Contratar uma consultoria empresarial não está relacionado apenas aos resultados futuros, mas também a essa melhoria diária dos resultados. Os consultores atuam para que, a partir do hoje e trabalhando melhor a cada dia, sua empresa um dia chegue onde deseja.

 

6 – Avaliação de investimentos e prioridades

Em cenários de incertezas financeiras, cortes de gastos acabam se tornando necessários e recorrentes. Uma consultoria especializada ajuda o empreendedor a entender quais as necessidades prioritárias da empresa, e se os cortes de gastos estão sendo efetuados da melhor forma. 

Você pode querer reduzir custos com a folha de pagamentos dos funcionários, por exemplo. Mas, ao invés de demitir, é possível criar estratégias de gestão de pessoas focadas em aumentar a produtividade e reduzir custos. A longo prazo, isso irá significar redução no índice de turnover e fortalecimento da cultura organizacional.

 

7 – Agilidade nos resultados

A partir do momento da assinatura do contrato, o consultor vai trabalhar focado nos resultados desejados pela organização, trabalhando para solucionar problemas específicos. Uma equipe interna, ao contrário, provavelmente, teria que dividir seu tempo com as responsabilidades diárias, diminuindo a velocidade das mudanças organizacionais e fazendo com que os resultados demorem mais tempo a serem alcançados. 

Ao optar por uma solução interna, a empresa corre o risco de desperdiçar recursos por conta de conflitos de objetivos, perda de prazos e diminuição da produtividade dos profissionais remanejados para implementar as mudanças necessárias. A contratação da consultoria possibilita uma previsibilidade dos custos, com conhecimento prévio de quanto será investido.

 

8 – Conhecimento especializado 

Por mais que o empresário ou os profissionais da organização conheçam o seu mercado, o consultor possui a experiência adquirida na resolução de problemas em diversas empresas. Isso faz com que ele tenha um conhecimento especializado que, dificilmente, será igualado internamente e que tornará mais ágil e eficiente o diagnóstico e implementação das mudanças necessárias.

 

Agora que já se convenceu a contratar uma Consultoria Empresarial, deve estar se perguntando onde encontrar uma. Nós podemos te ajudar! Continue navegando pelo nosso site e agende um diagnóstico conosco para podemos crescer juntos, alavancando sua empresa!