3335-2680 [email protected]

Segundo uma pesquisa realizada pela UNCTAD, o número de usuários da internet está crescendo absurdamente. Projeta-se que a quantidade de internautas brasileiros cresça em quase 20% nos próximos 5 anos. Não seria esse hora ideal para trazer o seu empreendimento para o mundo virtual?

Mas afinal, o que é um e-commerce?

E-commerce é uma palavra emprestada do inglês que quer dizer “comércio eletrônico” e é usada para se referir a qualquer tipo de negócios ou transação que envolva meios eletrônicos, ou seja, a internet.

Agora que já sabe o significado de e-commerce, vamos apresentar algumas das inúmeras vantagens dele! 

 

PRIMEIRA VANTAGEM: ABERTURA DE NOVOS HORIZONTES

Para você que quer começar agora e não perder tempo o e-commerce é uma vantagem. Na internet não existem distâncias. Sites de e-commerce permitem que pessoas que não estão situadas em grandes áreas urbanas entrem lojas e produtos de outra maneira inacessíveis. Assim os negócios conseguem alcançar toda uma nova parcela de consumidores.

 

SEGUNDA VANTAGEM: CONFORTO DO CLIENTE

Para o cliente, é de extremo interesse que ele não perca tempo em filas enormes, com atendentes chatos e mal preparados, ou fruste-se com a falta de um produto no estoque. Dessa forma, o e-commerce é um sistema de vendas muito mais rápido e eficaz para os clientes que não querem perder tempo ou sair do conforto de seu lar.

 

TERCEIRA VANTAGEM:  CONTROLE SOBRE A LOGÍSTICA

O e-commerce permite ao seu negócio controlar melhor a sua logística, o que é chave para uma companhia de e-commerce de sucesso, assim como vender bens de baixo volume. Apesar do varejo tradicional focar no estoque de bens populares, a economia do e-commerce permite que produtos de saída mais lenta ou até obsoletos sejam incluídos no catálogo.

 

QUARTA VANTAGEM: CRESCIMENTO DESCOMPLICADO

A principal característica do mundo virtual é não se restringir a barreiras físicas. Com o e-commerce a sua empresa tem uma flexibilidade maior para crescer, já que não há limitações físicas tais como espaço de armazenamento de inventário. O que nos leva ao próximo item:

 

QUINTA VANTAGEM: ELIMINA CUSTOS

Essa última vantagem é bem simples e direta, com os e-commerces o investimento inicial é muito menor, sem a necessidade de vendedores, faxineiros, seguranças etc. É absoluto que os preços poderão ser menores o que garante competitividade.

 

Mas para sermos honestos, existem também alguns pontos de alerta para a criação de um e-commerce. Vamos apresentá-los em seguida, para caso você opte por ter uma loja online, possa se certificar dos pontos em que deve estar atento, para que assim, seu novo negócio alavanque! 

 

PRIMEIRO: SEGURANÇA

Uma pesquisa do Global Consumer Card Fraud aponta que 49% foram vítimas de algum tipo de fraude de cartão de crédito nos últimos 5 anos, sendo o segundo maior país em fraudes. Um a cada cinco brasileiros disseram ter feito compras online sem as devidas precauções de segurança. O peso dessas fraudes recai sobre o comerciante, o que torna essencial a consulta de especialistas e o uso de formas mais seguras de transação, tais como criptomoedas.

 

SEGUNDO: PROBLEMAS COM ENTREGAS

Os serviços de entrega estão sujeitos a atrasos, danos e extravios. Também o próprio consumidor se enganar na compra, já que não é possível experimentar o produto antes da compra. Apesar de não serem culpa do comerciante esses problemas mancham sua reputação e podem levar a perda de clientes.

 

TERCEIRO: FALTA DE CONTATO HUMANO

Algumas pessoas preferem ir a lojas físicas por conta da questão do tato humano. A falta de uma pessoa com a qual o cliente possa interagir e questionar livremente pesa bastante na compra. Segundo uma pesquisa do BizReport 52% das pessoas deixaram de fazer uma compra pelo menos ocasionalmente porque não conseguiam ajuda de outro ser humano. Para minimizar esse problema é preciso que o site seja bem estruturado e rico em informações.

 

QUARTO: ALTA COMPETITIVIDADE

Da mesma maneira que é fácil alcançar os consumidores com sua loja de e-commerce, também existirão muitas outras lojas competindo pela atenção desses mesmos consumidores. Isso é ótimo para os clientes, mas é um desafio para os e-commerces.

 

QUINTO: ÔNUS REGULATÓRIO

As regulamentações para negócios online são mais complexas de se lidar, já que é uma área relativamente recente. Principalmente quando se trata de transações internacionais, se está vulnerável a altas taxas e impostos que podem ser um empecilho considerável.

 

Após entender mais sobre essa plataforma de venda digital e saber seus pontos positivos e os de observação, acredito que deva estar se perguntando quem pode te ajudar! Nós da CT Junior, trabalhamos com esse tipo de site! Entre em contato conosco por meio de nosso site ou das redes sociais e marque uma reunião com a gente!