Reconhecer a importância da precificação é um dos fatores primordiais para o sucesso na comercialização de produtos. São muitas as variáveis que formam o preço de um produto, junto com outras decisões, que estão relacionadas a marketing, sazonalidade, giro de mercadorias na prateleira e no estoque.

Existem três fatores importantes que afetam o processo de precificação de um produto em determinada empresa. São eles: 

  •  Custo
  •  Demanda
  •  Produto
  •  Concorrência

Procuramos conhecer os custos e despesas da empresa. É importante para que o comportamento dos gastos se tornem claros no estabelecimento. Só assim, é possível determinar estratégias na definição de preços de venda.

É importante que se leve em consideração o segundo fator na definição do preço final: a demanda por mercadorias ou por serviços.

Quando a demanda por uma mercadoria é alta e existe uma baixa oferta, poucos concorrentes oferecem essas mercadorias no mercado, a tendência é que as empresas aumentem seus preços, obtendo, dessa forma, uma melhor lucratividade.

Da mesma forma, quando há uma baixa demanda por uma mercadoria e paralelamente existe uma grande oferta, há uma tendência de os preços serem reduzidos. É necessário estabelecer uma margem de contribuição adequada para suprir custos e despesas e gerar lucro para o empreendimento.

Essas análises são feitas pelos nossos consultores para que a precificação do seu produto ou serviço seja assertiva.

Para não determinar um valor inadequado analisamos o mercado, considerando os preços praticados pela concorrência e qual o valor do seu produto para o cliente — o quanto ele está disposto a pagar. Por isso, o terceiro fator a ser analisado é o preço da concorrência.

O que fica claro é que para o preço do produto ser calculado é de extrema importância conhecer os custos da empresa, fazer uma pesquisa com os concorrentes diretos, verificando se há muita ou pouca oferta da mercadoria e qual a política de preços praticada, para, só assim, definir qual preço colocará em sua mercadoria.

Pensando em seu negócio, podemos fazer com que você tenha conhecimento de todas as variáveis da sua empresa necessárias para a precificação de sua mercadoria, sanar suas dúvidas quanto ao lucro que obtém com seus produtos e evitar com que a precificação inadequada afete todos os setores da sua empresa. Precificar seus produtos ou serviços.

Essa essencial tarefa financeira é uma das especialidades oferecidas pela CT Junior na área de consultoria empresarial.

Com ampla experiência no mercado e com um ótimo custo-benefício, nossa empresa promove soluções de alta qualidade para nossos clientes, reduzindo custos e permitindo a melhor tomada de decisão para potencializar os ganhos do seu empreendimento.

Acreditamos que podemos atingir bons resultados na sua empresa. Assim, com um bom sistema de precificação, é possível que sua empresa maximize os lucros e alavanque no mercado competitivo. Marque uma reunião para conhecermos melhor o cenário da sua empresa hoje.

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Escrito por Isabela Borges, Gerente de Projetos de Consultoria CT Junior

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