Você já parou para pensar na importância que a vida financeira tem na sua empresa? Em como ela ajuda na tomada de decisões cada vez mais assertivas? 
Caso você não tenha pensado nisso ainda, vamos refletir juntos! 
Para que uma empresa consiga crescer e aparecer no mercado, as finanças dela precisam estar bem organizadas, uma vez que necessitam de constantes investimentos para conseguir estar sempre por dentro das inovações. 
As finanças empresariais são na verdade um estudo, com base no dinheiro, de todas as decisões da empresa, independente do seu porte. Visando sempre o melhor investimento para alavancar a sua empresa. 
Agora que estamos com os pensamentos mais alinhados, vamos apresentar 5 dicas para melhorar as finanças da sua empresa!
1. Despesas familiares não se misturam com as da empresa
Para começarmos, o ponto de partida da vida financeira de um empreendimento é entender que as contas pessoais não podem se misturar com as da empresa. 
É necessário saber que um almoço de negócios é diferente de um familiar, sendo assim o custo desses momentos devem vir de fontes diferentes. 
Sugere-se que o empresário defina um Pró-labore, ou seja, um valor fixo que será seu salário para poder fazer seus gastos pessoais.
O restante do lucro da empresa pode ser investido em aplicações financeiras, reinvestido na própria empresa ou até mesmo compartilhado com os funcionários como uma forma de bonificação. 
2. Planejamento
A gestão financeira, busca através dos números, tomar decisões com cada vez mais embasamento . Para isso, é preciso de uma organização de toda a movimentação financeira da empresa. 
Para um bom planejamento financeiro, inclua todos os gastos e receitas previstas para determinado período de tempo, nenhuma conta recebida ou paga pode ficar de fora, é necessário um controle total de todo o fluxo financeiro de sua empresa. 
3. Utilização de ferramentas de controle
Para que o planejamento seja cada vez mais preciso e eficaz, um software de gerenciamento financeiro pode se encaixar perfeitamente na sua empresa pois ele levanta dados visuais e automatiza as suas finanças, além de levar a uma maior praticidade, modernidade e confiança. 
Mas não pense que só grandes tecnologias ajudam nesse processo, pois uma planilha no Excel pode saciar seus problemas de um modo mais simples, porém tão eficaz quanto.
E claro que não poderia faltar o acompanhamento do fluxo de caixa, através dessas ferramentas é possível visualizar os dados e informações financeiras possibilitando tomadas de decisões cada vez mais assertivas. 
4. Precificação
A precificação é um serviço de grande importância em toda a empresa, uma vez que a partir dela um produto ou serviço se torna possível ser comercializado. É a partir da precificação que se define a margem de lucro e se baseia os próximos investimentos. 
Qualquer erro na estratégia de precificação pode gerar altos riscos para o empreendimento. É necessário contar com todos os gastos fixos e variáveis, bem como o lucro, para que assim, quando o produto for comercializado, não acarrete em prejuízo para o negócio. 
Vale ressaltar que sua estratégia de precificação deve estar estritamente relacionada às suas estratégias de marketing, Atente-se ao perfil do seu cliente, a região que encontra sua empresa, ao mercado concorrente, por exemplo. 
5. Mão de obra qualificada
Mas não podemos deixar de lado a grande importância de uma equipe qualificada e de confiança para te ajudar a colocar todas essas dicas em prática. 
Uma equipe alinhada ao propósito da empresa, ciente dos objetivos e expectativas do seu negócio, conhecedora dos processos existentes, faz total diferença na caminhada rumo ao sucesso financeiro de seu negócio. 
Agora que você pôde entender um pouco mais sobre como cuidar das suas finanças, chegou o momento de trazer para a realidade da sua empresa. Então qual será o seu próximo passo? 
Leia mais sobre assuntos relacionados a consultoria financeira em nosso Blog, e receba nossos conteúdos inscrevendo-se em nossa Newsletter.
Escrito por Isabel Zandonade, Consultora de Projetos em Consultoria CT Junior

[email protected]

Ir ao topo